O IB-S - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho vai ser inaugurado a 11 de outubro, no campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia junta o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e o reitor António M. Cunha.

Os discursos oficiais são pelas 15h30, no auditório A1 do Campus de Gualtar. O programa científico começa mais cedo, no mesmo local,  às 10h00, contando com as intervenções de Mauro Angnoletti (Universidade de Florença, Itália), Guy Woodward (Imperial College London, Reino Unido), Paolo d'Odorico (Universidade de Califórnia Berkeley, EUA) e Vítor Cunha (IB-S UMinho, Portugal), sendo igualmente aberto à comunidade académica.

Sobre o IB-S

A nova unidade de investigação da UMinho custou sete milhões de euros, sendo 5.6 milhões com apoio comunitário (ON.2, QREN e FEDER). A infraestrutura quer colocar a ciência ao serviço de um modelo de vida sustentável e com maior qualidade nos ambientes humanizado e natural. Vai também contribuir para criar spin-offs, promover formação pós-graduada e difundir conhecimento, em conjunto com empresas, autarquias, associações, particulares e unidades científico-tecnológicas.

A sua valência de Braga acolhe laboratórios para ciências biológicas, biodiversidade, biotecnologia e ecologia, enquanto a de Guimarães centra-se nas ciências dos materiais, produção e gestão de energia, sensores, conservação e reabilitação do ambiente construído. Os imóveis são energicamente eficientes e têm aspeto arrojado, respetivamente um cubo de arestas curvas desenhado por António Fontes e um bloco verde “perfurado” por nanotubos de titânio idealizado por Cláudio Vilarinho.

O IB-S é uma parceria entre o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), representados respetivamente pelos professores Cândida Lucas e Paulo Lourenço. Tem como diretor-executivo o professor Tiago Miranda e como presidente do conselho estratégico José Teixeira, do grupo dst.